Dia de África 非洲日

Nos dias 30 e 31 de maio festejou-se África na Escola Portuguesa de Macau.

Foi uma celebração conjunta que contou com o contributo de toda a comunidade educativa e agregou os esforços de representantes de diferentes comunidades dos Países Lusófonos, em Macau.

Durante estes dois dias, houve um momento cultural que contou com a participação especial de pais e de encarregados de educação. Também marcaram presença os alunos da turma do K3D, do Costa Nunes. Houve, ainda, uma mostra da gastronomia típica de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, disponível a toda a comunidade de Macau. Contámos, também, com a parceria dos restaurantes locais Cathedral SoSabi. O músico Dave Wan, divulgou o instrumento asalato e animou este espaço.

Foram feitos podcasts, palestras com a Professora Doutora Lola Xavier e uma aula de artes plásticas com a artista Tchusca. No átrio da escola, pudemos ver uma escultura de uma mulher africana montada pela artista Elisa Vilaça, colaboradora da Casa de Portugal. Esta celebração incluiu, ainda, uma exposição de máscaras e de escudos africanos, realizada com a participação dos pais e dos encarregados de educação, tendo sido premiados três vencedores em três escalões diferentes.

Toda a comunidade se uniu para fazer acontecer África!

澳門葡文學校於 5 月 30 日和 31 日舉行了非洲日活動。

是次活動見證了整個校園各方面的付出,皆因它匯聚了在澳門不同葡語系國家之社區代表的共同努力。

在這兩天,家長/監護人對是次文化活動作出了特別的貢獻。來自魯爾士主教幼稚園K3D班的學生也參加了是次活動。此外,活動還展示了佛得角、幾內亞比紹和聖多美和普林西比的特色美食,供整個澳門社區品嚐。本地餐廳大教堂咖啡和 SoSabi 也參與其中。音樂家Dave Wan 也推廣了asalato樂器,西現場氣氛活躍。

此外,還有podcasts收聽、Lola Xavier老師的講座以及藝術家Tchusca的視覺藝術課程。在學校的走廊,我們看到了葡人之家的合作者、藝術家 Elisa Vilaça 創作的非洲婦女雕塑。是次活動還包括一個由家長/監護人參與組織的非洲面具和盾牌展覽,並為三個不同類別的三名獲獎者頒獎。

整個社區齊心協力,共同創造了非洲風情!